A Prefeitura municipal de Japi, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste último domingo (09) o desfile em comemoração ao dia Nacional da Independência do Brasil. As festividades começaram pela manhã com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, na praça central, acompanhada da banda filarmônica dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que contou com a presença das Autoridades do Município como o exmo: Prefeito Jodoval Pontes a Primeira Dama e Secretária a Sra. Selma Pontes, o Secretário de Educação o Sr. Ernandes Cézar  e demais autoridades.

O desfile deu inicio às 16 horas com apresentação das instituições da rede municipal e privada de ensino do município e de algumas cidades vizinhas, (Este ano o palanque oficial foi ao lado da igreja de São Sebastião na Praça Central, onde trouxe mais espaço para as apresentações).
O desfile cívico deixou a população encantada com a organização e a beleza, cada escola contou um pouco da história do município o que deixou o grande público que acompanhou o evento mais emocionado ainda, por relembrar e conhecer um pouco da história do município.