Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que acontece durante todo o mês de outubro no mundo inteiro, onde o principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero.

Em Japi, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-AB), com o apoio da Prefeitura municipal, desenvolveu diversas ações no decorrer do mês tanto na zona rural como urbana.

Diversos serviços foram ofertados as mulheres do município, em destaque o mutirão do exame citopatológico que aconteceu durante todo o mês de outubro nas Unidades Básicas de Saúde. Serviços de antropometria, testes de HGT, práticas integrativas, panfletagem e palestras sobre o autoexame, prevenção através de uma alimentação saudável e a prática de atividade física também foram ofertados. Além de entrega de lembrancinhas e sorteio de brindes entre as participantes.

Na zona urbana, a ação teve encerramento no último dia 25, na feira livre da cidade, onde uma tenda foi montada para oferta dos serviços acima descritos.

A secretária de Saúde, Graciana Dantas, falou da importância de se trabalhar a prevenção e também do diagnóstico precoce. “É fundamental alertar a sociedade sobre os dois principais tipos de câncer que mais atingem as mulheres no mundo. E estas ações durante o mês de outubro acontecem para que possamos estimular a luta contra o câncer de mama e do colo do útero e incentivar a prevenção’’. Graciana também destacou a importância do exame de mamografias para as mulheres na faixa etária preconizada pelo SUS e lembrou do mutirão realizado no mês de fevereiro onde o Caminhão Amigo do Peito esteve realizando os exames no município. O mutirão seria para ser realizado durante o mês de outubro. No entanto, por já existir uma demanda reprimida de solicitação do exame na SMS e por falta de agenda disponível da empresa para o mês de outubro, o mutirão foi antecipado para o mês de fevereiro, comemorando assim, o dia nacional da mamografia (05 de fevereiro).