Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também desmistificação da doença. Quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio, destacam os técnicos da Saúde. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura. Neste mês de outubro, diversas ações ocorrerão dentro da edição do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Japi. O evento compreende atividades gerais junto à comunidade rural e urbana. É esta a programação que está à espera das moradoras do município:

Zona urbana

08/10 – Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Batista Barros: realização de uma palestra em alusão ao outubro rosa; preventivo e sorteio de brindes.22/10 – Caminhada: Venha de rosa e apoie esta causa! Saída da Unidade Mista de Saúde Torquata Leopoldina da Costa com destino ao cruzeiro, finalizando com foto do pôr do sol.

25/10 – Dia D de Ação do Outubro Rosa com uma tenda na feira livre com o oferecimento gratuito dos seguintes exames: teste rápido, HGT, PA, Antropometria, práticas integrativas, panfletagem.

Zona rural

23/10 – UBS Comunidade Canoas: palestra com médico, teste rápido, HGT, dinâmica com apoio do NASF e sorteio de brindes.

25/10 – UBS Comunidade Queimadas: palestra com médico, teste rápido, HGT, dinâmica com apoio do NASF e sorteio de brindes.