Com o tema ”Repensar o Currículo: Repensar a Escola”, a Jornada Pedagógica teve como objetivo o planejamento dos professores para os alunos da rede de ensino. Além dos professores, o evento contou com a participação de coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores escolares e funcionários que atuam nas unidades de ensino do município. 
Durante a solenidade de abertura, houve a execução do Hino Nacional, seguido da palavra do prefeito Jodoval Pontes que destacou a importância do evento, lembrando aos presentes que a educação é uma das principais metas da sua administração. ”Já alcançamos alguns objetivos na educação do nosso município, e com muito esforço e dedicação já executamos importantes investimentos que já mostraram resultados”, afirmou. 


O secretário de Educação Ernandes Cézar falou do tamanho da responsabilidade que exige a pasta e das dificuldades financeiras que enfrentou devido a uma perca significativa no repasse de recursos federais. ”Agradeço aos professores pelo apoio a grande dificuldade que enfrentamos em janeiro. Foi muito difícil, mas a solidariedade de vocês nos ajudou a superar aquela crise”. Cézar lembrou também os investimentos feitos durante a sua gestão como a climatização de salas de aulas, reformas estruturantes e aquisição de móveis e aparelhos eletrônicos, além da promoção horizontal por antiguidade concedida ao magistério municipal. 
Além do prefeito Jodoval, vereadores, secretários municipais, conselheiros tutelares e representantes de igrejas, o evento contou com representantes de outros seguimentos da sociedade japiense.